VW Golf 2025 pode chegar ao Brasil para brigar com Type R e GR Corolla

25/01/2024



Já imaginou a chegada da versão mais potente do VW Golf, vendida pela montadora alemã, no Brasil? Aos fãs de modelos com vocação esportiva, um aviso: é possível! Além da vinda do inédito VW Golf R, a Volkswagen cogita trazer de volta a versão GTI do hatch.

 

A Volkswagen retirou do seu catálogo o VW Golf de sétima geração em dezembro de 2020. Com isso, a então versão mais icônica do modelo no país, a GTI, foi-se com a movimentação. Agora, uma declaração de nada menos que o CEO da Volkswagen na América Latina, Ciro Possobom, pode mudar esse cenário.

 

"O GTI é um clássico, tanto o GTI quanto o R, são carros que poderiam funcionar muito bem por aqui. A questão é que tem que ter volume para justificar. O que posso dizer é que estamos estudando forte trazer alguns carros importados, até mesmo no próximo ano", disse o executivo em entrevista ao Motor1.com podcast.

 

Caso a chegada do Golf R aconteça realmente, o hatch esportivo da VW chega para peitar o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla, ambos já comercializados por aqui. Os rivais japoneses também são importados e o desejo de pilotar essas máquinas com mais de 300 cv de potência não sai por menos de R$ 434.900 (Type R) e 461.990 (GR Corolla).

 

O trunfo da VW para o Brasil poderia ser justamente o Golf R, com tração integral e 315 cv de potência, com motor 2.0 turbo. O ponto baixo da montadora alemã está na transmissão. Tanto Type R como GR Corolla oferecem câmbios manuais, já o hatch alemão é equipado com câmbio DSG de dupla embreagem de sete velocidades, transmissão que apresentou alguns problemas no Brasil.

 

Outro aspecto importante que pode atrapalhar a vinda do Golf R é a questão da precificação. Atualmente, o esportivo pode ser comprado por aqui, mas apenas por importação independente. Já mostramos uma versão GTI do hatch no Brasil com preço próximo dos R$ 600.000.

 

O que já se sabe do VW Golf 2025?

 

Nesta quarta-feira (25), a Volkswagen realizou a estreia do VW Golf 2025 mundial. Claro que a chegada do modelo ao Brasil ainda não foi confirmada. A fabricante também não confirmou o modelo no Brasil. A única coisa confirmada é que haverá motorização híbrida e esse é o último Golf com a presença do trem de força a combustão. Vamos trazer mais informações abaixo.

 

Neste ano, mais precisamente na próxima quinta-feira (25), o Golf completa 50 anos de existência e teve uma leve atualização no visual em comparação com o modelo anterior. Porém, algumas funcionalidades, como uso de inteligência artificial, foram incluídas.

 

O que o VW Golf 2025 traz de novo:

 

  • Atualização do sistema multimídia, com direito à assistente de voz IDA, integrado ao volante, para comando de ar-condicionado, telefone e interação com sistema de navegação.
  •  
  • A montadora alemã afirma que o VW Golf tem 1000 km de autonomia até o próximo reabastecimento, 100 km deles podem ser feitos somente no modo elétrico, além da capacidade de carregamento rápido de 50 kw.
  • Pela primeira vez, o emblema da Volkswagen será iluminado na frente
  •  
  • No conjunto de iluminação dianteira, o Golf traz faróis de LED, com sistema matrix e função IQ Light.
  • Na traseira, as lanternas também são integralmente de LED e possuem efeito 3D.
  • O design das rodas também é inédito e forma uma espécie de estrela do mar com o logo da VW ao centro.
  •  

Motores do VW Golf 2025

 

As configurações mais comportadas do Golf deverão ter os motores 1.0 de 115 cv e 1.5 TSI com 150 cv, ambos híbridos leves. Além dessas configurações, também existem a 2.0 turbo e 2.0 turbo diesel, ambas com tração integral, e 115 cv e 150 cv respectivamente.

 

O trem de força da versão GTi terá um upgrade para 265 cv de potência, com o 2.0 turbo a gasolina. Já a versão o VW Golf GTE, o híbrido plug-in (PHEV), deve chegar com o motor 1.5 TSI Evo2, próximo dos 272 cv de potência. Esse motor será fabricado no Brasil com tecnologia flex, conforme já revelamos.

 

Por último e mais importante, o mais provável é que o VW Golf R venha equipado com o 2.0 TSI, com mais do que os 315 cv de potência da configuração anterior.