Recentemente, uma unidade do Citroën C3 elétrico foi flagrada no Brasil. Muito se falou a respeito da possibilidade de ser um projeto europeu ou um futuro facelift da versão elétrica apresentada na Índia. Agora, a marca francesa revela a versão europeia do C3 elétrico, chamada e-C3, e desfaz a confusão.
Como podemos ver nas imagens, o modelo europeu é consideravelmente diferente do que foi flagrado no Brasil, ao menos no que diz respeito ao visual, embora compartilhe a plataforma CMP simplificada e aproveite boa parte da estrutura do C3 “emergente” fabricado no Brasil.
Agora, fica claro que o protótipo do e-C3 fotografado no Brasil trazia a mesma configuração visual do C3 elétrico que já é comercializado na Índia, e que tem visual e projeto mais simples do que o irmão de plataforma apresentado na Europa.
O Citroën C3 elétrico para a Europa
A Citroën não informou oficialmente, mas fica claro pelas imagens que o e-C3 europeu tomou por base a versão elétrica do hatch indiano. Isso fica claro quando olhamos para o formato geral da carroceria, que segue as mesmas linhas do vendido no Brasil.
A carroceria é mais alta, as linhas são quadradas e “atitude SUV” está presente, como gosta de definir a marca francesa. Obviamente, para agradar ao público europeu, o C3 sofreu mudanças visuais e de equipamentos importantes, com itens que o nosso C3 a combustão sequer sonha em ter.
Esteticamente, a dianteira e a traseira foram substancialmente redesenhadas. No entanto, aparentemente o hatch elétrico manteve o truque de usar uma peça única dos faróis, mas com o para-choque envolvendo parte da peça para dar a impressão de faróis bipartidos.
Já a traseira entrega mais semelhanças com o visual do C3 nacional. Mudam as lanternas, que trazem guias de LED, e o desenho do para-choque, mais proeminente, mas o formato da tampa do porta-malas é o mesmo. Há, ainda, um elemento ligando as duas lanternas.
No interior, a tela da central multimídia também de 10 polegadas confirma novamente a origem, ela é idêntica a utilizada pelo nosso C3. Já o quadro de instrumentos é digital, mas montando na parte superior do painel.
Motor elétrico mais potente
Ainda, enquanto o e-C3 indiano tem apenas 57 cv de potência e 14,6 kgfm de torque, o modelo apresentado na Europa tem 112 cv. O torque não foi revelado. No entanto, deverá ficar abaixo dos 26,5 kgfm do Peugeot e-208 que é oferecido no Velho Continente. Estamos falando em algo perto de 20 kgfm.
Algo que revela a origem e a tentativa de manter os custos baixos é a bateria. Ao invés de um conjunto de íons de lítio, que é o mais comum na Europa, o novo e-C3 usa baterias de lítio-fosfato-ferro (LFP), que são mais baratas e não funcionam tão bem no frio. Pelo menos as células para a Europa somam 44 kWh, enquanto o indiano tem 29,2 kWh.
Apesar disso, a Citroën revelou que seus clientes rodam cerca de 80 quilômetros por dia, o que não será problema para os 320 quilômetros de autonomia declarada no ciclo WLTP. A boa notícia está no tempo de recarga, já que o e-C3 suporta carregamentos rápidos de até 100 kW. Dessa forma, pode-se recuperar a energia de 20% para 80% em apenas 26 minutos.
O preço, que geralmente é um problema para carros elétricos, ficará abaixo das 23 mil libras no Reino Unido, o que representa R$ 141 mil em conversão direta.
O que o C3 europeu tem e o brasileiro não
O C3 chegou ao Brasil para reposicionar a Citroën e retomar as vendas da marca francesa. No entanto, derivado de um projeto de baixo custo, o hatch passou por diversas mudanças nas mãos da Stellantis para ser mais bem aceito no mercado nacional.
Ainda assim, em relação à novidade apresentada na Europa, há vários equipamentos distantes do modelo brasileiro. Inclusive mecânicos, como as suspensões com batentes hidráulicos, elemento presente no “sedan cupê” C4 X e ausente no nosso C3.
Confira abaixo alguns itens de série do novo Citroën e-C3 europeu que não existem no C3 nacional:
Faróis de LED
Lanternas de LED
Rodas de 16 polegadas (17 polegadas como opcional)
Freio de estacionamento eletrônico
Ar-condicionado digital automático
Bancos com aquecimento
Assistente de permanência em faixa
Acabamento em tecido no painel
Banco traseiro bipartido
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