Conforme informado pela Mobiauto nesta semana, o Toyota Corolla 2024 não apenas já está nas lojas como tem preços de tabela, indo de R$ 150.000 a R$ 200.000, conforme a Mobiauto revelou em primeira mão há alguns dias e, nesta quinta-feira (21), a fabricante confirmou.
Também descobrimos antecipadamente, com corroboração posterior da montadora, o consumo do Corolla 2024 no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro e surpresa: o sedan médio está mais econômico nas duas motorizações, mesmo sem ter atualizado a potência e o torque.
O Corolla 2024 continuará equipado com o motor 2.0 Dynamic Force aspirado flex nas versões de entrada, e com o 1.8 híbrido flex nas de topo. O consumo melhorou entre 2% e 10%, a depender da configuração e do ciclo, chegando ao pico de 18,5 km/l na configuração Hybrid com gasolina em ciclo urbano.
No caso do motor 2.0 flex, o Corolla 2024 viu seu consumo melhorar de 8,3 para 8,6 km/l na cidade com etanol, e de 11,9 para 12,3 km/l com gasolina. Os ganhos, respectivamente, foram de 3,61% e 2,52%. Já na estrada, os números passaram de 9,8 para 10,7 km/l com o combustível vegetal (9,18%) e de 14,2 para 14,9 km/l com o derivado do petróleo (4,92%).
Na configuração híbrida, a evolução em consumo é ainda mais expressiva em ciclo urbano, onde motores híbridos e elétricos rendem mais. Nele, os números saltaram de 11,8 para 12,8 km/l com etanol (8,47%) e de 17,9 para 18,5 km/l com gasolina (3,35%). Em ciclo rodoviário, a melhoria foi de 10,5 para 11,1 km/l (5,71%) e de 15,4 para 15,7 km/l (1,95%), respectivamente. Confira:
Toyota Corolla 2.0 2024 – Consumo Inmetro
Cidade: 8,6 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina)
Estrada: 10,7 km/l (etanol) e 14,9 km/l (gasolina)
Toyota Corolla Hybrid 2024 – Consumo Inmetro
Cidade: 12,8 km/l (etanol) e 18,5 km/l (gasolina)
Estrada: 11,1 km/l (etanol) e 15,7 km/l (gasolina)
Por que o Corolla 2024 está mais econômico
Para chegar a esses números, a Toyota promoveu mudanças na calibração do motor 2.0 Dynamic Force do Corolla 2024. Tanto que sua potência foi reduzida em 2 cv com os dois combustíveis: de 169 cv para 167 cv com gasolina e de 177 cv para 175 cv com etanol. O torque caiu em 0,1 kgfm, de 21,4 kgfm para 21,3 kgfm com qualquer combustível. As mudanças vieram nas calibrações internas de alimentação, admissão e escape, além da implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery).
Tal motor trabalha em conjunto com um câmbio automático CVT com simulação de dez marchas simuladas e engrenagem mecânica para arrancadas. Está disponível nas versões GLi, XEi, Altis (que substitui a Altis Premium) e GR-Sport.
Já as versões híbridas flex, usadas pelas variantes Altis e Altis Premium Pack, utilizam dois motores combinados que seguem com os mesmos dados de potência e torque: um 1.8 a combustão de ciclo Atkinson, que garante 98 cv com gasolina e 101 cv com etanol, sendo 14,5 kgfm de torque, e outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência combinada é de 122 cv. Neste caso, acompanha um câmbio automático transeixo que emula um CVT.
Neste segundo caso, a resposta para a melhoria em conbsumo está na troca dos pneus para jogos de ombros mais largos e composição de baixa resistência à rolagem. Todas essas atualizações já visam atender ao Proconve L8, que entra em vigor em 2025. Tanto que as emissões de poluentes também baixaram: de 103 para 100 g/km na variante 2.0 e de 77 para 75 g/km na híbrida flex.
Toyota Corolla 2024 - Versões, preços e itens de série
Toyota Corolla GLi 2.0 2024: R$ 148.990
Principais itens de série:
Toyota Corolla XEi 2.0 2024: R$ 158.590
Itens da versão anterior mais:
Toyota Corolla Altis Premium 2.0 2024: R$ 182.990
Itens da versão anterior (exceto elementos esportivos Gazoo Racing), mais:
Realize aqui a venda do seu carro! Envie os dados no formulário para entrarmos em contato!
AvalieNós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.