VW registra novo T-Cross com o mesmo visual do SUV europeu

27/07/2023



A Volkswagen desistiu de apresentar o T-Cross reestilizado neste ano, como a Mobiauto já contou em detalhes neste outro artigo. A marca alemã já lançou a linha 2024 do SUV compacto com direito a versão nova, TheTown, mas sem mudanças de design, motorização e poucas novidades de equipamentos.

 

A Volkswagen guardou a renovação do T-Cross para o próximo ano, e a nova patente do modelo registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade industrial) da Argentina, mostrada pelo site argentino Parabrisas, pode nos dar o motivo.

 

A nossa reportagem já havia flagrado o SUV sob forte camuflagem meses atrás tentando esconder a atualização do visual, mas a fabricante pode ter mudado de ideia e decidido alinhar o desenho do nacional com o do europeu, o que justifica o adiamento.

 

VW T-Cross 2025 – o que muda

 

O T-Cross manterá a plataforma MQB-A0 e suas dimensões não devem ser muito diferentes das que conhecemos hoje. São 4.199 mm de comprimento, 1.568 mm de altura, 1.760 mm de largura e 2.651 mm de entre-eixos. Talvez tenhamos medidas diferentes para o comprimento por causa dos novos para-choques.

 

O facelift profundo dará um bom tapa na dianteira do SUV. O para-choque da frente muda, perde um pouco do acabamento em plástico preto e ganha peças na cor da carroceria, como foi apresentada a configuração R Line na Europa. A parte inferior ganha tomada de ar grande.

 

No lugar do alojamento dos faróis de neblinas, o T-Cross 2025 terá uma peça plástica trapezoidal com um dos pontos do sensor de estacionamento dianteiro. A falta da iluminação auxiliar se dá porque o modelo terá faróis inteligentes, como os de VW Taos e VW Polo GTS, já vendidos no Brasil. Pelo menos na versão mais completa, podemos esperar o sistema Matrix Led do IQ.Light.

 

A grade frontal também muda. O miolo terá formato de cascata, levará o novo emblema da marca e uma fita de LED horizontal e funcional que deixa os faróis interligados, à exemplo do que já vemos atualmente no Taos.

 

Na traseira, muda o para-choque, que abandona a fita cromada na parte inferior e o desenho das saídas falsas de escapamento para ganhar um desempenho mais robusto em formato de “A”. As lanternas têm novo desenho interno, com formato de “X” e que finalmente serão interligadas por uma faixa de LED horizontal.

 

O desenho da peça preta que liga as lanternas também muda. Além da iluminação interna, não terá mais o formato octogonal, e será hexagonal.

 

VW T-Cross 2025 – e por dentro

O interior ainda não tem detalhes revelados, e aumenta a incógnita sobre a esperada tela flutuante para multimídia. O flagra não tem nenhuma área sobressalente no centro do painel frontal nessa versão. Resta saber se a opção é equipada com rádio e as demais terão o novo esquema de tela, ou se realmente seguirão posicionadas no centro do painel.

 

De qualquer forma, podemos esperar a VW Play de 10 polegadas e conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O painel de instrumentos deve ser de 8 polegadas nas versões mais básicas, enquanto as mais completas seguirão com o Active Info Display, de 10,25 polegadas. Já o ar-condicionado será o Climatronic Touch, que é automático digital de duas zonas, isso sempre nas configurações mais completas.

 

Por dentro, a expectativa é que o acabamento seja mais requintado, pelo menos nas versões mais caras. Os VW Virtus e Polo ganharam um acabamento macio ao toque em suas configurações mais completas Exclusive e GTS, respectivamente, e esse material também deve ser visto no T-Cross.

 

VW T-Cross 2025 - motorização

 

Uma das principais novidades deve estar sob o capô. Assim como VW Polo e Virtus, o T-Cross deve receber também uma nova motorização para a versão de entrada, herdada do VW Up!.

 

Dessa forma, devemos ter a Sense com a motorização 170 TSI, que muda a calibração do motor 1.0 turboflex para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque.

 

Já as versões 200 TSI e Comfortline 200 TSI seguirão com o motor 1.0 turbo que rende 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque, enquanto a Highline 250 TSI mantém o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Todas terão câmbio automático de seis marchas.

 

VW T-Cross 2025 - quando chega ao Brasil

Vale lembrar que essa renovação visual será apresentada ainda neste ano em alguns mercados e ficará para o próximo ano no Brasil, quando o SUV compacto chegará como VW T-Cross 2025.