Os 10 carros mais vendidos na história do Brasil

14/02/2023



No final de 2022, o Volkswagen Gol se aposentou no Brasil. Com direito a série de despedida, o hatch saiu de linha como o modelo mais vendido na história do nosso mercado.

 

Ao longo de seus 42 anos, o modelo teve mais de 7 milhões de unidades comercializadas dentro do país, dentre as mais de 8,5 milhões produzidas. Para se ter uma ideia do tamanho desse feito, é necessário somar os Fiat Uno e Palio ao VW Fusca para ultrapassar o montante de vendas do líder.

 

E, apesar da queda nas vendas dos últimos anos, uma galera "mais nova" passou a integrar a lista de carros mais vendidos do país. Para fins de curiosidade, a Mobiauto levantou quais

 

os 10 carros mais vendidos na história do Brasil. Confira abaixo:

 

Bônus: Hyundai HB20 - 1,3 milhão 

 

Lançado em 2012, Hyundai HB20 já acumula 1,3 milhão de emplacamentos no Brasil. Além do volume de vendas e da popularização da marca sul-coreana no cenário nacional, o HB20 foi um dos responsáveis pela mudança de paradigma na criação de um carro popular, que desde então pode ser atraente.

 

Na época do lançamento, o HB20 chegou a acumular meses de espera. Nos últimos anos, alcançou a liderança entre os automóveis de passeio vendidos no Brasil e também nas vendas para o varejo.

 

10) Volkswagen Kombi - 1,5 milhão


Primeiro utilitário da nossa lista e, até pouco tempo atrás, único representante dessa categoria entre os mais vendidos, a Volkswagen Kombi ficou em linha durante 64 anos no Brasil na mesma geração. É, assim, o veículo mantido há mais tempo em linha na história de nossa indústria.

 

O início da fabricação foi em 1953, em esquema CKD, pelo Grupo Brasmotor, dona da Brastemp, mas a empresa já trazia o modelo ao Brasil já em 1950. Já a Volkswagen considera o início da fabricação em 1957. A "Velha Senhora" também teve a série de despedida Last Edition, em 2013.

 

9) Chevrolet Corsa - 1,5 milhão

 

Lançado em 1994, o Chevrolet Corsa modificava os parâmetros de estilo para os carros populares no Brasil. Foi o primeiro hatch compacto nacional a chegar com o visual arredondado no lugar dos típicos hatches quadrados, tendência que virou febre nos anos 1990. Também foi o primeiro carro 1.0 com injeção eletrônica de combustível.

 

O Corsa teve uma família completa por aqui, com perua, picape e sedan. Em 2002, ganhou uma nova geração, que permaneceu em linha até 2012. É bem verdade que sua história continuou, já que o motor foi usado pela primeira geração do Onix e sua carroceria de primeira geração, de 1994, seguiu sendo aproveitada por Celta e Classic.

 

8) Chevrolet Onix - 1,5 milhão

 

Outro modelo da safra 2012, o Chevrolet Onix caiu no gosto do consumidor brasileiro por atacar em duas frentes: o conforto de um câmbio automático de verdade (e não os automatizados monoembreagem cheios de trancos) e a conectividade de uma central multimídia. Outro trunfo está no baixo custo de manutenção dos veteranos motores 1.0 e 1.4.

 

A segunda geração chegou em 2019, ainda convivendo com a primeira, rebatizada como Joy. Adotou motores 1.0 de três cilindros, incluindo uma opção turbo, e manteve o volume expressivo de vendas da primeira, com exceção a momentos de instabilidade na produção por conta da crise de semicondutores.

 

7) Chevrolet Chevette - 1,6 milhão


Lançado em 1973, o Chevrolet Chevette era basicamente um Opell Kadett de terceira geração. Inicialmente, foi lançado como um sedan de duas portas (ou seria cupê?), mas depois recebeu versões com quatro portas, hatchback, perua (Marajó) e picape (Chevy 500). Ficou em linha até 1993.

 

6) Fiat Strada - 1,6 milhão

 

Criação brasileira em 1996, a Fiat Strada subiu ao posto de picape compacta preferida dos brasileiros. Mais do que isso, alcançou o posto de um dos veículos leves mais vendidos de todo o mercado nacional nos últimos anos.

 

Derivada do Palio, a primeira geração chegou para substituir a Fiorino Pick-up. Durante os 24 anos de vida, ela inovou com soluções como cabine estendida, cabine dupla e até uma desengonçada versão de três portas. A nova geração, apresentada em 2020, foi a primeira picape compacta no país com cabine dupla de quatro portas.

 

5) Chevrolet Celta - 1,7 milhão



Possivelmente o último carro projetado para ser popular, o Chevrolet Celta foi concebido de um projeto chamado Blue Macaw (Arara-Azul), da divisão brasileira da GM. A proposta inicial sempre foi criar um carro acessível de baixo custo de manutenção.

 

Aproveitando praticamente toda a carroceria do Corsa B, de primeira geração, a primeira unidade saiu da fábrica em 2000 com o motor 1.0 do, adivinhem só… Corsa. Ao longo de sua vida, que durou até 2015, recebeu atualizações e até o motor 1.4 que, por anos, ainda seria aproveitado pelo Onix, seu sucessor.

 

4) Fiat Palio - 2,5 milhões

 

Lançado em 1996 para mercados emergentes como Brasil, Leste Europeu, Ásia, entre outros, o Fiat Palio era o hatch posicionado acima do Uno na gama de opções da marca italiana. Gerou uma família inteira de modelos, com sedan (Siena e Grand Siena), perua (Weekend) e picape (Strada).

 

Ganhou uma segunda geração em 2012 e chegou a ser vendido simultaneamente com as duas carrocerias por alguns anos - com “Novo Palio” e “Palio Fire”. Em 2014, foi responsável por desbancar o Gol na liderança do mercado após 27 anos consecutivos, mas perdeu fôlego na sequência e saiu de linha em 2018, após a chegada do Argo.

 

3) Volkswagen Fusca - 3 milhões

 

A história do Fusca começa nos anos 1930, mas só chegou ao Brasil em 1950, também importado pela Brasmotor - atual Brastemp. O início da fabricação, após incentivos do governo brasileiro, se deu graças a um acordo com a Chrysler, que cedia suas lojas fora da América do Norte para vendas do Fusca.

 

O clássico saiu de linha em 1986, mas um pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco, fez o modelo voltar a ser produzido em 1993, ficando em linha por mais três anos.

 

2) Fiat Uno - 3,2 milhões

 

O Fiat Uno foi lançado primeiramente na Europa, em 1983, e chegou por aqui um ano depois. Ele marcou a história da indústria nacional ao ser o primeiro veículo 1.0 produzido e vendido por aqui, através da icônica versão Mille (que depois viraria um modelo à parte).

 

Além disso, inovou na década de 1990 ao ter uma versão 1.4 turbo, sendo o primeiro veículo turbinado de série produzido no Brasil. A segunda geração foi apresentada em 2010 e ficou em linha até 2021.

 

1) Volkswagen Gol - 8,5 milhões

 

São 42 anos de história e o recorde absoluto de mais de 7 milhões de unidades produzidas vendidas em território brasileiro. O Volkswagen Gol também é o carro mais exportado da história do Brasil, com 1,5 milhão de unidades para 65 países. Também foi o primeiro modelo nacional a utilizar injeção eletrônica, motor 1.0 de 16 válvulas e motor flex.

 

São três as gerações oficiais, incluindo troca de carroceria e/ou plataforma. Despediu-se no fim do ano passado com uma série limitada de 650 unidades para o Brasil, chamada Last Edition.